O minimalismo é uma ótima aposta em decoração para manter a serenidade e organização.
Ter somente o necessário. Esta é uma realidade de quem mora em apartamento, cada espaço tem a sua função e quanto menos objetos forem acumulados, melhor para a fluidez do imóvel.
Esta também é a premissa da decoração minimalista que busca dar destaque ao que realmente é essencial de forma que transmita sofisticação e serenidade. Com influência japonesa, os ambientes têm estilo clean que valoriza a funcionalidade dos móveis e a organização, sem excessos ou poluição visual.
É uma tendência que ganhou mercado nos últimos anos e em 2018 pretende ganhar ainda mais adeptos. Confira os três pilares essenciais para criar um ambiente minimalista:
Luz natural
Quanto mais claridade, melhor. Amplia o espaço, economiza energia e dá o tom de serenidade ao local. Os projetos valorizam a entrada de luz natural no ambiente e a iluminação artificial fica por conta de lustres neutros e focos de luz embutidos, sem chamar muito a atenção.
Cores
Na decoração minimalista as cores são claras e neutras. As apostas são paletas em tons branco, cinza e nude. O cimento queimado dá esse efeito e o preto, combinado com essas paletas, também transmite a característica de que menos é mais. Além disso, os ambientes terão uma melhor reflexão de luz natural.
Móveis
Funcionalidade. Os móveis são práticos e pensados para atender uma ou mais funções dentro do ambiente, aproveitando o máximo de espaço. Seguem linhas geométricas, sem muitas texturas, cores ou padrões, priorizando o uso de madeira, vidro, granito e mármore.
Fonte: Assessoria SA Empreendimentos
Foto/Crédito: Shutterstock