Quarto montessoriano incentiva a aprendizagem

Postado por Santo André
14 de junho de 2023

A tendência do quarto montessoriano incentiva a aprendizagem das crianças, fortalecendo sua confiança e autonomia

Você, por acaso, já ouviu falar sobre o método montessoriano? Criado exclusivamente para crianças, essa metodologia foi desenvolvida pela médica e pedagoga italiana Maria Montessori, em 1907. Portanto, a técnica busca incentivar a curiosidade e desenvolver a autonomia dos pequenos.

Quando levamos a metodologia para a decoração, todo o espaço é projetado para as necessidades infantis, com móveis que facilitam o acesso a brinquedos, livros e roupas, além disso, elementos que promovam a independência!

Quer saber mais sobre o quarto montessoriano? Então, continue a leitura do texto!

O que é um quarto montessoriano?

Mais do que um visual de moda, o quarto montessoriano propõe a construção de um ambiente que promova a curiosidade, a liberdade e a independência das crianças.

A pesquisadora Maria Montessori acredita que a educação é uma conquista da criança e que nós nascemos com capacidade para nos ensinarmos a nós mesmos quando nos são dadas as condições. Portanto, esse é o objetivo do quarto montessoriano: ajudar a criança a se desenvolver e se expressar dando-lhe confiança e respeito.

Dessa forma, a ideia é que os ambientes de casa sejam pensados para que as crianças consigam usá-los. Assim, você deve garantir a liberdade de movimento, incentivar a independência, proporcionar oportunidades de aprendizagem e enfatizar as atividades sensoriais.

Porque ter um quarto montessoriano?

A pesquisadora italiana defende que o caminho do intelecto passa pelas mãos, porque é através do movimento e do toque que as crianças exploram e decodificam o mundo ao seu redor através do quarto montessoriano.

Assim, entre os benefícios desse tipo de decoração, estão:

  • Liberdade para se descobrir capaz; 
  • Fortalecimento da independência e confiança, 
  • Aprimoramento da coordenação motora;
  • Estímulo à criatividade;
  • Identificação das capacidades e habilidades da criança.

Qual a melhor idade para quarto montessoriano?

O quarto montessoriano é ideal para crianças de até 6 anos de idade, para que elas aprendam que são capazes de realizar atividades, como se deitar na cama e pegar um livro na estante, desde pequenos. Portanto, o método pode ser menos interessante para crianças maiores, porque elas já tendem a ter uma certa independência.

O que deve ter em um quarto montessoriano?

Bom, agora que já sabe a importância do quarto montessoriano, confira algumas dicas para montá-lo:

Móveis para quarto montessoriano

Os móveis são muito importantes no quarto montessoriano, por isso, eles precisam ser compatíveis com a altura das crianças, para incentivar que elas tenham autonomia.

A cama montessoriana é mais baixa, o que permite que a criança suba e desça sozinha, ela é o destaque do quarto, muitas ainda, podem contar com elementos lúdicos para que a criança se sinta acolhida e representada pelo espaço.

Além disso, a cama e outros móveis devem ser pensados para favorecer o acesso dos pequenos, como as estantes e nichos em alturas menores, para que eles possam pegar e guardar seus brinquedos ou livros.

Brinquedos integrados à decoração

O brincar é extremamente importante no desenvolvimento das crianças, através do universo lúdico, elas se desenvolvem e aprendem muito. Por isso, o quarto montessoriano inclui os brinquedos nos ambientes, disponha em locais que as crianças consigam pegá-los e guardá-los após as brincadeiras.

Use cores suaves e neutras

As cores ajudam a despertar sensações e a tornar o ambiente mais agradável. Assim, para decorar o quarto montessoriano, use cores suaves e neutras, como o azul claro, branco, lavanda e verde menta, pois são cores que ajudam a relaxar e promovem uma boa noite de sono.

Além das cores, que tal uma pintura setorizada? Invista em formas e desenhos que ajudam a reforçar a personalidade da criança e deixar o ambiente mais acolhedor e instigante. Dessa forma, você oferece todas as ferramentas para que o seu filho desenvolva sua imaginação.

Invista em tapetes

Os tapetes no quarto montessoriano ajudam a deixar o espaço mais aconchegante e confortável para as crianças. Além disso, também oferece segurança para os menores que estão aprendendo a andar, assim, caso eles caiam durante o processo, não irão se machucar.

Portanto, opte por tapetes que não escorreguem e sejam macios, às versões em EVA são muito utilizadas e é possível encontrar modelos lúdicos com números, palavras e outros detalhes. Existem também modelos de outros materiais, em formato de ursinhos, carros, navios ou com estampas de nuvens e estrelas. Só tome cuidado com aqueles muito peludos, porque algumas crianças podem ser alérgicas.

Espelhos

Os espelhos também podem aparecer no quarto montessoriano, eles ajudam a criança a se ver e aprender com os movimentos que ela mesma executa. Por isso, instale os espelhos na altura da criança e de preferência com uma barra na frente para que ela possa se apoiar. Lembre-se de garantir que o espelho esteja bem preso à parede, para evitar que ele caia e machuque a criança.

Cabaninhas

As cabaninhas são muito presentes no quarto montessoriano, criando uma área íntima para as crianças brincar, ler, descansar ou até dormir, sendo um espaço só dela.

Além disso, dentro delas, você pode adicionar almofadas ou tapetes para deixar o ambiente bem confortável e acolhedor. As cabaninhas podem estar também em outros espaços como salas ou outros espaços nos quais os pais possam supervisionar a brincadeira.

Segurança

A segurança é essencial no quarto montessoriano! Portanto, algumas das dicas mais importantes são:

  • Tampar as tomadas com proteções específicas;
  • Usar apenas tapetes macios e antiderrapantes; 
  • Não ter cortina até o chão para a criança não se enrolar;
  • Não usar quadros com vidro, prefira as versões com acrílico; 
  • Instalar barras de apoio na parede para incentivar os primeiros passos do bebê; 
  • Evitar móveis com quinas e laterais pontiagudas, preferindo os que têm cantos arredondados;
  • Usar travas nas portas dos móveis caso o local contenha algo que a criança não pode mexer.

Espaço livre para brincar

O quarto montessoriano preza por poucos e bons itens, a ideia é deixar um espaço de circulação livre, para que a criança possa brincar, dançar, pular e se divertir, sem ter receio de esbarrar nos móveis ou objetos.

Além do visual lindo, o quarto montessoriano propõe a construção de valores e capacidades que serão úteis à criança até a idade adulta, fortalecendo sua independência, confiança e autonomia.

A metodologia educacional de Maria Montessori proporciona liberdade à criança, para ela se descobrir capaz. O segredo é pensar em adaptações que tornem os ambientes mais simples, favorecendo a autonomia delas.

Se você quer conhecer um imóvel aconchegante e projetado pensando no seu bem-estar e de sua família, você precisa conhecer o Hípica Boulevard, ele possui apartamentos de 91m² a 165m², com mais de 20 opções de lazer e convívio.

Entre em contato com um de nossos corretores e se encante com o apartamento decorado! E, para mais dicas como essa, confira nossa editoria no blog, até a próxima!